15 de outubro de 2009

Dependência Quimica

Segundo o Relatório Mundial sobre drogas 2009, emitido pela ONU, o Brasil tem a maior populção de dependentes de opiáceos(ópio, heroína e morfina) na América do Sul, além do alto consumo da cocaína, crack e álcool.
A psiquiatra Maria Genoveva Armelin considera "dependência"  todas as vezes que houver uma "necessidade imperiosa" do uso de um ou diversos produtos chado drogas, fora do processo médico de tratamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) "dependência" é um estado onde drogas autoadministradas produzem dano ao indivíduo e á sociedade.
Para Armelin, algumas das causas do consumo de drogas, relatadas pelos adolescentes em entrevistas realizadas por terapeutas em consultório, são a falta de diálogo com os pais e a falência da estrutura familiar acrescida da problemática social na atualidade: incentivo ao consumo de álcool, dificuldades de lidar com frustrações e limites, consumismo e violência.
Armelin é terapeuta de família e casal, com especialização em depedência química e trantornos dos impulsos, faz parte do projeto S.O.S Pais e Familiares de Dependentes Químicos, promove reuniões semanais ás segundas-feiras das 18h30 ás 21 horas. Os interessados em obter mais informações entrar em contato (11)5087-5045 ou pelo e-mail: tkogachi@fmo.org.br.

11 comentários:

  1. Olá Claudine,
    Obrigado pela sua visita e pelas suas lindas palavras!

    Sim, autorizo que coloque o poema "AMIZADE" aqui no seu blogue, será um prazer!

    Agradeço que a seguir ao Soneto coloque:

    Autor: FrancK P_LavD
    Direitos de Autor
    site: http://franckpl.blogspot.com

    Gostei do seu blogue, tem dois post com matéria muito boa, parabéns!

    Abraço,
    FrancK

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudine!
    Antes de mais,obrigada pela sua visita ao blog da Aldeia.
    Estava a ler o seu post e pensei que hoje em dia no mundo,a maior dependência são os anti-depressivos,os medicamentos para a depressão e os medicamentos para dormir,para acalmar,etc.Graças a Deus,ainda não senti pessoalmente esse flagelo,mas vejo pessoas cada vez mais jovens a tomarem comprimidos para dormir.Os tempos modernos têm os seus senãos assustadores...

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudine,
    Obrigado pela sua atenção e simpatia!
    Ficou muito bonito!

    (tem um engano na penúltima estrofe, o certo é:
    No celeiro Divino uma flor)

    Não deixe este comentário visível, apague-o, rsrsss...

    Grande abraço,
    FrancK

    ResponderExcluir
  4. Claudine,

    Eu tenho uns amigos que depois de adultos tornaram-se alcoolatras. Um deles com uso de drogas tambem. O que usava drogas, conseguiu, sair de todos os vícios. O outro não. Eles, com mais de 40 anos, dando trabalho aos seus... pais! Puxa, isso é terrível!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Claudine,
    seu blog é lindo demais!!!
    bjs
    fofa,
    :)
    merece ser clicado visitado varias vezes
    parabens

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudine,
    Venho agradecer-lhe a sua visita e o seu lindo comentário.
    Muito obrigado, fico muito feliz!
    Grande abraço,
    FrancK

    ResponderExcluir
  7. Ola minha amiga Claudine...
    O seu blog tambem é muito interessante e ja estou lhe seguindo.
    Agradeço de coração pelas sabias palabras deixadas em meu blog e Parabens pelo seu bom gosto á poesia...
    Sinta-se a vontade para linkar qualquer conteudo do meu blog ao seu, peço apenas que coloque a minha autoria, pode ser o link do meu blog, uma vez que tenho direitos autorais.

    Um abração minha amiga

    ResponderExcluir
  8. Ola minha amiga...
    Parabens pelas suas postagens tambem.
    Obrigado pelo carinho e as palavras deixadas em meu blog. Eu nao imaginei que fosse fazer voce recordar da infancia com a minha poesia O HOMEM DO CAMPO.
    Sim, eu nao sei como se faz com estes mimos que voce disse que tem pra mim em seu blog.

    Gilberto Queiroz

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA.
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer o carinho de suas palavras para com o meu trabalho, trabalho este que faço com muito carinho e dedicação para vocês, embora muitos e muitos problemas estejam por trás. O seu cantinho também é genial, adorei.
    Contar histórias é um exercício fantástico, eu faço isso naturalmente. Na verdade todos nós temos um pouco de contador...
    Bem, hoje a minha história para vocês é de DOM SEBASTIÃO - uma das minhas preferidas, espero que aprecie.
    Volte outras vezes,
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar.
    Beijo grande.
    Que a PAZ e o BEM esteja sempre com você.
    Saudações Florestais !

    Fiz um curso de depend~encia química pela Prefeitura do Rio quando trabalhava com adolescentes carentes... muito bom. Aprendi horrores.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários em meus blogs. Temos de nos preocupar também com as drogas licitas, que causam muitas mortes. bj

    ResponderExcluir
  11. Claudine,
    As drogas são um flagelo social cujo consumo insiste em não diminuir. Concordo com o Victor quando ele refere as drogas lícitas. Realmente o alcoolismo e o tabagismo por exemplo, matam muito e no entanto são relevadas para segundo plano.

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo.
Obrigado pelo carinho

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Modelo Viagem, modificado por Claudine, exclusivo para: Nettoblogspot.blogspot- De Tudo Um Pouco © Copyright 2013. Tecnologia do Blogger.