30 de janeiro de 2010

Dia Mundial da Não-Violência




Hoje, 30 de janeiro é comemorado o dia Mundial da Não-Violência. Existem vários tipos de violência, tais como: contra as crianças, as mulheres, aos idosos, a psicológica... Para mim o grande percursor da não-violência foi o Mestre Jesus, pois pregava o amor ao próximo. Outro grande percursor foi Mahatma Gandhi, para ele nada se conseguia com a violência e é considerado o pai da Independência da África do Sul e da não-violência.









Não-Violência refere-se a uma série de conceitos sobre moralidade, poder e conflitos que rejeitam completamente o uso da violência nos esforços para a conquisa de objetivos sociais e políticos. Geralmente usado como sinônimo para pacifismo, a partir do meio do século XX o termo não-violência passou a ser aplicado também para designar conflitos sociais que não utilizavam o uso de violência, assim como movimentos políticos e filosóficos que também utilizam os mesmos conceitos.

Retirado da Wikipédia.


"... Vivei em paz ..." Paulo, Corinthians (II. 13:11.)



Mantém-te em paz.
É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear um ninguém.
Para issso, contudo - para que a tranquilidade te banhe o pensamento -, è necessario que uma compaixão ea bondade te sigam todos os passos.
Assume contigo mesmo o compromisso de Evitar uma exasperação.
Junta da serenidade, poderás Analisar cada acontecimento e cada pessoa no lugar e Na posição que lhes dizem respeito.
Repara, carinhosamente, os que te procuram no caminho ...
Todos os que surgem, aflitos ou desesperados, desabridos ou Coléricos, trazem chagas ou ilusões. Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar uma luz da verdade e clamam irritadiços ... Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, identificarás e em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas.
Uns acusam, outros choram.
Ajuda-os, enquanto podes.
Pacificando-lhes a alma, harmonizarás, mais ainda, a tua vida.
Um Aprendamos compreender cada mente em seu problema.
Recorda-te de que a Natureza, sempre divina em seus fundamentos, Respeita a lei do equilíbrio e conserva-a sem cessar.
Ainda mesmo quando os homens se mostram desvairados, nos Conflitos abertos, a Terra é sempre firme eo Sol fulgura sempre.
Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Fonte Viva. Ditado pelo Espírito Emmanuel.


                              Dois pensamentos de Mahatma Gandhi


A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.



A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma activa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição.





    Selinhos para seus blogs, vamos cultivar a não-violência




5 comentários:

  1. Claudine, eu agradeço muito por ter colocado este post aqui. Eu fico impressionada que as pessoas não deem muita importancia a esse tipo de matéria. Isso me frustra pq eu participo de campanhas contra a violencia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá querida amiga Claudine,

    Parabéns pela postagem e por lembrar da data.
    O texto é excelente.
    Pensei que veria muitas mensagens sobre a não-violência e me enganei. Pensei em colocar, mas, para mim, uma mensagem por semana era o meu propósito e já estou colocando duas. Então, esperei e vi que não houve a correspondente expectativa do que pensava. Daí , achei a sua e fiquei feliz por publicá-la.
    Felicito-a por essa lembrança tão importante.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Claudine, eu de novo.

    Felicitei-a por lembrar-se da data e agora, agradeço os selos em comemoração à paz e não-violência.

    Colocarei em meu blog com muito carinho e prazer.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amiga Claudine
    Salve esta Data Especial!
    O seu artigo é de grande relevância e um conteúdo primoroso, indispensável a todos nós. Uma mensagem cheia de sabedoria, que em verdade tanto precisamos.
    Paz Para Você!
    Paz Para Toda a Humanidade!
    Paz Profunda!
    LISON.

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudine,

    Que iniciativa maravilhosa!
    Cheguei até aqui pela indicação da querida Sissym, e concordo com o comentário dela: é realmente uma pena a pouca adesão em campanhas do gênero.

    Esse post sem dúvida eu indico!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo.
Obrigado pelo carinho

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Modelo Viagem, modificado por Claudine, exclusivo para: Nettoblogspot.blogspot- De Tudo Um Pouco © Copyright 2013. Tecnologia do Blogger.